segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Home

Este blog traz um relato de experiência de uma estudante de Língua Inglesa em dois estágios supervisionados, um para o Ensino Médio e outro para o Ensino fundamental, ambos ocorridos no ano de 2015. E possui o propósito de abordar temas relevantes ao Ensino de Língua Inglesa, as dúvidas, expectativas e reflexões acerca da experiência vivida durante os dois semestres do ano. Além disso, traz breves características dos planos de aula desenvolvidos e como estes foram recebidos pela turma. 
Espero que goste!


:)

sábado, 7 de novembro de 2015

The Bath Item Gyft Hypothesis

The Big Bang theory

2ª Temporada

Episódio 11

Sinopse: Neste Episódio Sheldon enfrenta o grande dilema de qual presente ele dará à Penny no Natal (Christmas). Enquanto isso, Leonard tneta andar de moto pela primeira vez e machuca sua perna e Penny começa um relacionamento com um físico que trabalha com Leonard. O relacionamento não acaba bem e o final do episódio é uma surpresa para todos. 

Have fun! 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Reflexão (02 de Outubro de 2015)



      A última aula do estágio durou carca de quarenta (40) minutos, por causa do atraso dos alunos ao chegar à escola, o que deveria começar às 07h00min começou somente às 07h10min. No início da aula houve um imprevisto com o projetor, que apresentou problemas e dificuldade na hora de ligar e se conectar ao pen drive, mas após esse problema inicial a aula pôde continuar como esperado e os alunos puderam assistir ao episódio da série de TV Americana The Big Bang Theory, em um episódio muito bom e que possui diversos diálogos semelhantes aos assuntos vistos em sala. O episódio durou vinte e cinco (25) minutos, com o idioma original, em Inglês, e com legenda em português, e os alunos aparentaram estar envolvidos com as cenas, até foi possível ouvir risadas em determinadas cenas e interjeições de surpresa em outras. A proposta aqui foi trazer uma aula alternativa e diferenciada das demais, que proporcionasse aos alunos a aprendizagem da Língua Inglesa de maneira mais divertida e mais relacionada com o dia a dia, para encerrar esse período de estágio com “chave de ouro” e deixar os alunos a vontade, especialmente por ter sido a última aula antes do período de provas do 3º bimestre na Escola. Alguns alunos foram até a estagiária e falaram como foi bom ter essa aula para desopilar da semana de provas, dos trabalhos acumulados e da tensão pré ENEM, mesmo para alunos da 1ª série. Ao final da aula houve um pequeno Quiz, com apenas cinco perguntas para que os alunos, sem pressão ou rigorosidade nas respostas, pudessem falar a impressão que tiveram do episódio, o que aconteceu nas cenas e como foi o desfecho do episódio. Foi uma aula muito interativa e que rendeu bons frutos, com relação à atenção, entendimento e interpretação das cenas vistas, além de prender a atenção dos alunos em todo o momento da aula.

Reflexão (01 de Outubro de 2015)



    A aula aconteceu como esperado, no início foi revisado o conteúdo sobre verbos modais, o Can e o May, e, logo após, os alunos receberam uma folha com exercícios de revisão do conteúdo de modais. Os alunos se dividiram em duplas para a realização das atividades e o restante da aula foi dedicado a isso, pois na semana seguinte está prevista a prova e o conteúdo de estudo será justamente os assuntos ministrados em sala pela estagiária. As duplas foram formadas e os alunos começaram a responder as questões pedidas e, ao longo da aula, todas as dúvidas foram sanadas, e nos quinze minutos finais a estagiária corrigiu as questões pedidas e recolheu as atividades para serem entregues ao professor supervisor, a fim de ser acrescentada à nota dos alunos o valor máximo de 1,0 ponto. A aula foi boa, mesmo com a presença de um grupo pequeno de alunos que não prestavam atenção ou não deixavam os outros concluírem a atividade. Foi necessário escrever a tradução de alguns verbos, expressões e vocabulário referente a animais, no quadro, pois muitos alunos não tinham visto esses assuntos no ano letivo, e o professor supervisor foi enviado para a escola há apenas dois anos, o que não foi suficiente para adiantar os assuntos ainda pendentes. Por esse motivo foi possível notar certa deficiência dos alunos em alguns aspectos da Língua Inglesa.

Reflexão (25 de Setembro de 2015)



     Esta aula foi, até o momento, a melhor, pois os alunos estavam muito atentos aos textos, tentando interpretá-los a sua própria maneira, mesmo com algumas dúvidas sobre vocabulário. Os alunos, divididos em grupos, com cerca de quatro alunos cada, leram os pequenos textos e, em conjunto, interpretaram, na medida do possível, até compreender seu sentido. Muitas dúvidas existiram sobre expressões e palavras desconhecida, com alguns grupos utilizando de dicionários, enquanto outros se renderam aos celulares ou ao google tradutor. Foi muito bom ver que todos estavam buscando fazer a atividade e interpretar os textos, mesmo que ainda houvesse algumas dificuldades quanto a compreensão, leitura e “tradução” de textos. A melhor parte foi quando, buscando socializar todas as informações contidas nos textos, os alunos apresentaram para o restante da classe o que foi possível apreender do texto lido e qual foi a opinião deles quanto a isso. Visto que os textos trazem profissões diferentes e incomuns, os estudantes disseram o quanto acharam estranho, “nojento” ou legal cada uma das profissões, O engraçado foi que muitos nem imaginavam que tais profissões existiam ou que tinham mercado para tais.

Reflexão (24 de Setembro de 2015)



     A aula foi calma e sem muitas interrupções, com os alunos resolvendo os exercícios e revisando os conteúdos sobre advérbios e sobre o modal Can. Alguns alunos insistiram em não prestar atenção na aula ou em não fazer o exercício, demorando em responder as questões ou no momento de copiar a atividade do quadro, mas, mesmo assim, a maioria da turma se manteve atenta e aplicada aos dois momentos da aula, tirando dúvidas e dando exemplos para compreender melhor cada questão. Foi muito bom levar exercícios de fixação dos conteúdos ministrados, pois os alunos têm poucas aulas de Língua Inglesa na escola e, muitas vezes, não há tempo suficiente para ministrar todo o conteúdo ou para que os alunos possam aprender a Língua de verdade, e não apenas superficialmente, como geralmente acontece. Mesmo que tenha que se dedicar uma aula inteira apenas a exercícios ou de revisão dos conteúdos já ministrados, mas esse tempo dedicado é valioso para a aprendizagem do aluno. Antes estudar metade do conteúdo proposto, mas com propriedade, do que ver, repassar, todos os conteúdos previstos e os alunos não terem a capacidade de diferenciá-los ou de saber como e quando aplicar determinados aspectos.

Reflexão (18 de Setembro de 2015)



       A aula foi curta e rápida, pois, por ter sido numa sexta-feira, a maioria dos alunos não conseguiu chegar a tempo da aula, que começava às 07h00min, quando a aula começou já eram 07h20min, o que atrasou a aula e fez com que o plano sofresse alteração, onde a atividade final não pôde ser corrigida e os alunos apenas tiveram 10 minutos para realizar a atividade do livro. Os alunos se comportaram bem, mostraram interesse e tiraram todas as dúvidas quanto a vocabulário e expressões em inglês desconhecidas. Mesmo que tudo tenha sido atropelado e os alunos tenham tido pouco tempo para ler e tentar entender o texto, tudo deu certo e as atividades foram bem desenvolvidas, na medida do possível. A única alteração é que não houve tempo de corrigir a atividade feita em sala, e ficou para ser concluída em casa e corrigida na aula seguinte. De um ponto de vista amplo, a aula foi muito boa, considerando o conteúdo e o objetivo da aula que fora alcançado, mas, ao considerar a duração e o andamento da aula, o ponto negativo da aula foi a falta de tempo para executar todas as atividades propostas com calma e de maneira detalhada. Tudo teve de acontecer muito rápido e sem muitas delongas sobre o assunto.